NR 12: fornecedores devem ficar atentos

18 de junho de 2012 Off Por Acimaq

Proprietários de empresas como supermercados, açougues, padarias e indústrias de produtos panificados, que possuem equipamentos que podem trazer danos à integridade física de seus empregados, devem ficar atentos ao que estabelece a Norma Regulamentadora 12 (NR12).

Essa norma estabelece alguns critérios que devem ser tomados sobre a utilização de maquinário no trabalho em segurança. O prazo para a adequação já foi expirada, agora serão feitas fiscalizações e, se contatado irregularidade, a empresa pode até ser interditada.

Aparelhos como cortadores de frios, liquidificadores, amaciadores de carne, são alguns que devem se adquiridos já com as normas de segurança. Serão levados para a Feira Super Acaps Panshow que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de Julho no Pavilhão de Carapina já normatizados, como o caso do Cortador de Frios Automático com lâmina de 300 milímetros.

Essas exigências geram uma grande expectativa para as indústrias que fabricam máquinas de panificação, já que os empresários terão duas opções: substituir todas as máquinas antigas que estão em desacordo com a NR 12 ou no caso de novos empreendimentos, adquirir as máquinas com os itens de seguranças exigidos.

Fiscalização

No Rio Grande do Sul, ficais do Ministério do Trabalho e Emprego já estão nas ruas efetuando a fiscalização, e uma das empresas do setor de manipulação de alimentos recebeu o auto de interdição por causa do Elevador de Carga e o Corta Legumes, que não estavam de acordo com as normas exigidas.

Saiba mais

Para saber mais sobre essa norma, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego:  http://carep.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_12.pdf

Alguns produtos enquadrados na Norma NR 12 e disponíveis para comercialização:

–  Liquidificador TA-02-N 2 Litros 110 Volts 450464 – Siemsen
– Picador de Carne PCP-22L-R-N 110/220V 457167 – Siemsen
– Preparador de Alimentos PA-7SE-R-N com Discos 110/220V 433888 – Siemsen
– Amaciador Carne BM-34NR 110/220V – Bermar
– Descascador Batatas DB-10-N BiVolts – Siemsen
– Preparador Alimentos PA-7LE-R-N C/Discos 110/220V – Siemsen
– Modeladora MPS-350-SS-N 110V – G.Paniz

Quer saber mais sobre nossos produtos?

Temos uma equipe especializada pronta para atendê-los através do Chat Online (www.acimaq.com.br), email (contato@acimaq.com.br) ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (27) 3346-5120.