Dica: Como escrever um email no trabalho?

8 de outubro de 2012 Off Por Acimaq

Muitas pessoas sentem dúvidas em como escrever um email no trabalho, seja para seu superior, ou para seus colegas de trabalho.

Afinal, precisa ser totalmente formal? Se você conhece a pessoa pode ser um pouco mais descontraído?

Vale lembrar que ser formal as vezes e cumprir o protocolo podem diferenciar você de outros profissionais, e podem se tornar um diferencial dentro da empresa.

A boa comunicação é indispensável para qualquer tipo de relacionamento. A forma como a qual será realizada, conduzirá ao sucesso ou fracasso na mensagem desejada.

O correio electrónico (e-mail) é uma ferramenta de comunicação bastante poderosa e mais prático. Infelizmente, algumas pessoas deixam de dar especial atenção a esta poderosa ferramenta e acabam por se comunicar de forma extremamente errada, infantil, ofensiva, não clara e até irritante.

Com o avanço tecnológico, designadamente, com o surgimento de meios alternativos de comunicação, como os celulares, o skype, os chats entre outros, houve um aumento brutal de erros e falhas nas mensagens, devido a necessidade de abreviar a comunicação.

Quando se junta o avanço tecnológico, a necessidade de abreviar as palavras, a dificuldade da língua portuguesa e ao ensino que tem vindo a ser cada vez mais precário, é fácil imaginar a quantidades de gafes que se encontra por ai.

Um e-mail é um documento. Dependendo da pessoa para a qual o redigimos, podemos ser formais, informais ou muito próximos. É essencial que um e-mail seja curto, simples, claro e objetivo.

Dicas fundamentais para o desenvolvimento de um e-mail:

Independentemente

do tipo de e-mail que está a redigir, seja sempre educado e cordial.

Na caixa de entrada do correio, à esquerda vem o nome do remetente, logo a seguir, o assunto. Dê um bom Assunto ao seu e-mail. O mesmo deve estar inteiramente relacionado com o conteúdo da mensagem. Colaborará para o interesse na leitura do seu e-mail e consequentemente na obtenção da resposta do mesmo.

Se se tratar de uma mensagem de candidatura, é bom costume, começar por apresentar-se, nome completo, nacionalidade, nível académico e curso.

É importante evitar o uso da gíria, do calão, da linguagem da Internet, de abreviaturas e de símbolos que subjazem falta de responsabilidade, profissionalismo e sobretudo falta de respeito.

Use sempre o tamanho de letra Normal. Evite o uso de letras em MAIÚSCULAS, cores de letras diferentes do pretosublinhadocor de realce e de fundo do textoitálico ou negrito.

Um e-mail não pode ser muito longo. Não há nenhuma regra concreta. Mas, como pretendemos ser breves, directos e objectivos, o ideal é no máximo 15 linhas (mais ou menos). Separar parágrafos com linhas em branco. Se quiser tratar dois assuntos diferentes, é preferível enviar dois e-mails.

Verifique exaustivamente a ortografia e a gramática. As caixas de mensagem do gmail, hotmail e muitos outros já dispõem de ferramentas de verificação da ortografia e da gramática do texto da mensagem. Já não há desculpas para não escrever correctamente as palavras.

Muitas vezes, os e-mails de candidaturas a bolsas de estudo que são enviados, são recebidos por pessoas que fazem parte do júri de avaliação das candidaturas. Por isso, e-mails com erros, logo comprometem a admissão ou selecção do candidato.

Sempre que enviar documentos anexos ao mail, informe no corpo da mensagem e deve listar esses documentos. Dê nomes adequados aos documentos que anexa ao e-mail.

No fim da sua mensagem, use termos formais, tais como “Atenciosamente” ou “Com melhores cumprimentos”. Não se esquece de assinar com o seu nome completo, cargo, empresa e telefone se julgar adequado.

Seguem alguns modelos exemplares simples de e-mails:

EXEMPLO 1:

EXEMPLO 2: