O papel dos filtros no ar-condicionado.

O papel dos filtros no ar-condicionado.

9 de fevereiro de 2015 Off Por Acimaq

Responsáveis por remover poluentes como poeira, fumaça, entre outros, o filtro de ar-condicionado é um dos componentes mais importantes do aparelho e também um dos que devemos ter muita atenção. A malha de fio metálico (aço ou alumínio) é usada no ar-condicionado do tipo janela, assim como o Nylon que é o modelo mais comum. Nos aparelhos Split Hi-Wall, podem ser usados os filtros do tipo Hepa e Carvão Ativo, variando conforme o modelo e marca.

Nos sistemas de ar mais pesados, como cassete e piso-teto, vêm de fábrica somente o modelo de Nylon. Caso o cliente deseje um sistema de filtragem mais preciso, ele deve contatar o fabricante para solicitar um kit de filtros especiais. Os filtros utilizados em ar condicionado são usados obedecendo as exigências estabelecidas pela norma ABNT 6401. No manual é possível verificar quais são os filtros que estão no seu aparelho.

 

Tipos de filtros

O filtro em Fio de Nylon é o mais comum, pois está presente em todos os modelos. Este tipo de filtro é básico e serve como complemento quando o aparelho utiliza outros sistemas de filtragem mais rebuscados, sendo utilizado em todos os casos. O filtro de Nylon pode ser lavado em casa pelo usuário e é resistente por anos.

A malha de Fio Metálico (aço ou alumínio) é mais usada no ar-condicionado do tipo janela. O filtro de malha pode ser lavado e para recolocá-lo lembre-se: certifique-se de que esteja seco.

Os filtros Hepa são considerados os mais eficientes. A eficiência mínima bate na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícrons. A intenção inicial era o uso nos processos de filtragem química, biológica e radiológica para uso pelas forças armadas dos Estados Unidos. O filtro Hepa pode ser lavado e custa em torno de R$60,00. Este tipo de filtro também é usado aspiradores de pós e outros equipamentos

Odores contaminantes, como o de cigarro, gordura ou até mesmo os corporais contidos em um ambiente podem ser absorvidos pelo Filtro de Carvão Ativado. Este modelo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado. O Filtro de Carvão Ativado não pode ser limpo, nem lavado, ele é praticamente descartável e custa em torno de R$18,00

Nos automóveis o tipo mais comum é o Filtro da Cabine. Também conhecido como filtro de partículas, filtro anti-pólen ou filtro do ar-condicionado. Além destes citados acima, há também uma infinidade de outros tipos de filtros de ar (plissados, eletrônicos, eletrostáticos) que geralmente são utilizados em projetos especiais como ar-condicionado dutado ou central.

#Dica

Nos filtros de Nylon a limpeza deve ser realizada de dois em dois meses. Já os filtros Hepa e Carvão Ativado necessitam ser trocados a cada 3 meses. Vale lembrar, um sistema de ar condicionado vai consumir mais energia se os filtros estiverem cheios de poeira.

 

Confira em nosso site os modelos que temos para oferecer clicando no link abaixo

http://www.acimaq.com.br/categoria/1-ar-condicionado

Fonte

http://www.webarcondicionado.com.br