Como montar uma lanchonete.

Como montar uma lanchonete.

17 de fevereiro de 2015 Off Por Acimaq

Quer saber como montar uma lanchonete? Nós pesquisamos e preparamos um roteiro bem interessante para quem deseja montar uma lanchonete e não sabe por onde começar.

Embora possa parecer simples, abrir uma lanchonete exige alguns cuidados e considerações sobre questões como investimento e o ponto onde alanchonete será instalada.

Portanto, antes de investir em uma lanchonete, avalie cuidadosamente os pontos apresentados abaixo.

Antes de discutirmos sobre como montar uma lanchonete é necessário ter uma ideia sobre esse segmento do comércio de alimentos. Esse é sem dúvida um dos setores mais procurados por novos empreendedores, mas também apresenta suas peculiaridades.

Qual o investimento para montar uma lanchonete

O investimento para montar uma lanchonete vai depender muito de fatores como estrutura, mobiliário e tipo de equipamentos que você pretende usar.  A estimativa do próprio mercado é que o investimento para quem deseja abrir uma lanchonete fique em torno de R$ 40.000,00 dependendo obviamente do local e características do empreendimento. Para montar uma lanchonete pequena esse valor pode ser até menor.

A grande vantagem de montar a lanchonete é que o retorno do investimento é rápido, pois como a maior parte das compras são pagas a vista, o giro é alto e não é necessário empatar capital a longo prazo.

A opção da franquia de lanchonete

Se você quer aprender como montar uma lanchonete com alguém que já tenha experiência no setor, a opção por uma franquia de lanchonete pode ser o melhor caminho. Aqui no site já comentamos sobre várias delas como a franquia Box 20 do Habibs e a franquia Subway. O investimento nesse tipo de lanchonete é maior, mas em compensação você já recebe todo o Know How. São ideias de negócios que merecem ser avaliadas. Em nosso site temos diversas opções de franquias de alimentos para você avaliar.

O ponto para montar uma lanchonete

Se você quer saber um dos principais segredos sobre como montar uma lanchonete de sucesso, esse é fundamental: o ponto comercial.

A primeira impressão para quem deseja montar uma lanchonete é de que quanto mais movimentado melhor. Esse não é o único fator para o sucesso de uma lanchonete. O mais importante é adaptar os produtos oferecidos ao público que transita no local.

Locais perto de escolas e faculdades costumam trazer ótimos resultados em função do fluxo de pessoas, mas nossas conversas com empresários do setor revelaram uma localização atualmente bastante cobiçada pelo segmento. Perto de pontos de ônibus com um volume grande de linhas passando.

Equipamentos necessários para montar uma lanchonete

Os equipamentos para abrir uma lanchonete variam muito dependendo do foco principal do negócio. Via de regra, para que pretende abrir uma lanchonete terá um investimento menor que em outros projetos de maior monta como, por exemplo, montar uma pizzaria, por se tratar de um segmento voltado para fast food.

Em uma linha geral, para iniciar sua lanchonete você precisará de equipamentos para a área operacional como:

  • Balcões climatizados
  • Freezes e geladeiras
  • Espremedor de frutas e liquidificados
  • Fritadeita, chapa, forno e coifa
  • Utensílios de cozinha, pratos e talheres

Os outros equipamentos são os básicos para qualquer tipo de negócio como móveis e utensílios assim como equipamentos de caixa e pagamentos.

Mais informações sobre como abrir uma lanchonete

O SEBRAE oferece algumas informações bastante interessantes sobre a abertura de uma lanchonete como o e-book gratuito Primeiro Passo – Lanchonete que pode ser baixado clicando aqui.

Outro guia interessante para quem quer saber como montar uma lanchonete é oferecido pelo SEBRAE – MGna série Ponto de Partida Para Início de Negócio – Lanchonete que pode ser baixado clicando aqui.

Agora que você já tem uma ideia de como montar uma lanchonete, basta estruturar seu plano de negócios e colocar a mão na massa.

Fonte: http://www.empreendedoresweb.com.br/como-montar-uma-lanchonete/