Freezer Vertical ou Horizontal? Qual escolher?

Freezer Vertical ou Horizontal? Qual escolher?

22 de fevereiro de 2015 Off Por Acimaq

Se você sabe como um freezer trabalha, com certeza vai saber escolher o modelo certo para atender as suas necessidades.

Olha que curioso, ele funciona sobre dois conceitos científicos: o primeiro é o fenômeno físico da convecção térmica dos fluidos, ou seja, no caso o ar que está dentro da geladeira. Já reparou que, no caso das geladeiras convencionais, o freezer fica sempre na parte superior? Pois bem, esta disposição de componentes não é por acaso. Ela foi definida no conceito de convecção térmica dos gases, que explica pra gente que o ar frio, mais pesado, tende a descer e o ar quente, mais leve, tende a subir. Assim, o ar quente que sobe é resfriado pela placa e o ar frio que desce ganha calor na parte inferior da câmara de refrigeração. Daí, o ar frio volta a descer e o ciclo se repete, entendeu?!

E como existe uma pequena, porém sensível diferença de temperatura entre as partes superiores e inferiores das geladeiras, as gavetas para legumes e verduras ficam na parte inferior, onde a temperatura é sempre ligeiramente mais alta e não vai ?machucar? os alimentos frescos, e a parte superior é destinada a bebidas, bolos e outros produtos que precisam ser mantidos mais gelados que verduras.

                                    freezer-horizontal- ou-vertical

Agora, me diz, você sabe por que o ar frio desce e o ar quente sobe?

De acordo com os princípios termodinâmicos, o aumento de temperatura sobre uma massa gasosa provoca sua expansão, hora da tecla SAP: aumento de volume. Agora, pare e imagine que a massa de ar dentro da geladeira seja constante. No momento em que você ligou a geladeira, a temperatura desse ar era igual à do ambiente externo, e ocupava certo volume. Porém, quando foi resfriado, contraiu-se e passou a ocupar um volume menor.

Então, quando aquela mesma massa de ar (constante) contraiu, sua densidade foi aumentada certo valor, e tornou-se, assim, mais “pesada”. Então, dentro da geladeira, o ar mais frio e pesado empurra o ar mais quente e leve para cima enquanto desce, gerando um movimento repetitivo de circulação,  que se chama convecção térmica. E aí, aprendeu???

E como as placas do freezer e da geladeira se esfriam?

Gente, chegou a hora de um segundo conceito científico, esse um pouco mais complicado e estritamente termodinâmico, mas vou tentar explicar: o calor é uma forma de energia que flui através dos corpos de acordo com certas leis físicas. Uma dessas leis diz que o calor nunca fluirá de um corpo mais frio para o mais quente quando estiverem em contato, ou seja, quem tem (calor) dá para quem não tem!

Então, você sabe que se os alimentos forem colocados na geladeira à temperatura ambiente, e mesmo o ar interno de convecção está inicialmente em equilíbrio com o meio externo. Por isso, de acordo com a “lei social”, deve-se fazer com que o calor flua dos alimentos e do ar para outro corpo mais frio.

Horizontal ou Vertical?

                                     freezer-horizontal- ou-vertical

Na hora de escolher entre o vertical e o horizontal, é importante você ter em mente seus objetivos e a sua rotina. Para guardar alimentos do dia a dia na copa ou cozinha, o freezer vertical é o ideal, por ocupar um espaço menor, ser mais fácil de organizar e pegar os alimentos, além dos recursos especiais, como o congelamento rápido (fast freeze), disponíveis em alguns modelos.

Os freezers horizontais ocupam um espaço maior e servem mais para guardar alimentos que fiquem estocados por períodos mais longos. Por isso eles realmente acabam gastando menos energia, por serem abertos menos vezes. São ótimos para estabelecimentos comerciais, principalmente para estocar comida que tem maior durabilidade.

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/freezer-horizontal-ou-vertical/3134/