jul
17
2015

Como montar a sua sorveteria

Os clientes de uma sorveteria são bastante variados e com enorme potencial. Independentemente de escolaridade, sexo, idade ou classe econômica, a grande maioria das pessoas consome produtos de uma sorveteria.

Para montar uma sorveteria é importante analisar o clima da sua região e montar o negócio de acordo. Por exemplo, se você mora em uma região onde é frio a maior parte do ano, ou chove bastante, talvez você tenha que montar a sorveteria juntamente com outro negócio para suportar a sazonalidade na venda de sorvetes e picolés. Outra opção para suportar a sazonalidade é oferecer outros produtos como sobremesas geladas, chocolate quente, café, tortas, etc.

 

Antes de montar uma sorveteria é importante analisar atentamente o mercado local. Para facilitar sua análise da concorrência você pode utilizar de um mapa e marcadores, assim você tem condições claras de verificar qual o melhor local. Sinalize onde estão instaladas outras sorveterias, escolas, teatros, ponto de ônibus, condomínios residenciais, etc. A partir desta análise, veja como anda a concorrência do negócio, que produtos eles vendem, quais as estratégias de marketing, atendimento, verifique tudo e analise se você é capaz de oferecer mais ao cliente, ao montar uma sorveteria tente não competir por preço e sim na excelência dos produtos e serviços.

Quando dizemos “serviços” você pode pensar “sorveteria não vende serviços”, assim explicamos o conceito de produto:

“Um produto é constituído por 3 componentes: bem físico, serviço e ideia.” Por exemplo, Mc Donald: Oferece sanduíches, batatas fritas, refrigerantes (bem físico); serviços (entrega a domicílio, assentos, etc.) e uma idéia (economia de tempo).

Assim ao montar a sorveteria você poderia agregar serviços e assim diferenciar da concorrência, se posicionando pela excelência dos produtos e serviços oferecidos.

Outro fator importante para montar uma sorveteria é a escolha do ponto comercial. Um ponto com grande fluxo de pessoas é essencial para quem deseja investir em uma sorveteria, preferencialmente em bairros residenciais com escolas na vizinhança. Outra boa opção de localização para montar uma sorveteria são os shoppings centers e galerias. Embora o custo do investimento e aluguel seja mais elevado, pode ser uma boa opção, claro observando os aspectos financeiros do negócio, fluxo de pessoas no local específico, etc. O espaço físico deve oferecer infraestrutura necessária para montar uma sorveteria e ainda ser possível uma eventual expansão do negócio.

A estrutura básica para montar uma sorveteria pequena seria:

– Área para atendimento com expositores, balcão e mesas;
– Estoque; vitrines;
– Banheiros;
– Caixa;

Os itens básicos necessários para montar uma sorveteria seriam:

– Freezers expositores;
– Mesa de coberturas frias;
– Mesa de coberturas quentes;
– Balcão;
– Freezer para estoque;
– Expositor refrigerador de bebidas;
– Mesas e cadeiras;
– Balança;
– Caixa registradora;
– Computador, impressora, softwares;
– Lixeiras;

Outra opção para montar uma sorveteria é comprando uma máquina de sorvete expresso. Existem máquinas de sorvetes que fazem sundaes e Milk shakes também. A vantagem de montar um negocio assim é que o custo de produção destas máquinas é baixo e sua operação muito simples bastando um ou dois funcionários para tocar o negocio.

Temos para oferecer uma linha completa para sua sorveteria. Freezers, mesas e cadeiras, expositores, balanças, caixa registradora, computadores e outros equipamentos. Confira em nossa Loja Virtual.

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/

 

Sobre o Autor: Acimaq

Acimaq Equipamentos Industriais e Comerciais Ltda "Tudo o que o seu negócio precisar". Trabalhamos com uma grande linha de produtos para micro, pequenos, médios e grandes empresas / clientes além de licitações e projetos sob-demanda. Conheça nossa empresa e compre on-line com total conforto e segurança em: http://www.acimaq.com.br Unidade Internet / Televendas: +55 27 3346-5120

Post fechado para comentários.