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7
2015

Porque usar bandejas no seu restaurante self-service!

Com certeza absoluta, todos já vimos e já usamos em algum momento uma bandeja em algum restaurante Fast Food ou Self-Service (E ainda é bem provável que tenha sido uma bandeja da Semaza ;D ). Bom, num primeiro olhar, a bandeja pode até parecer um utensílio bastante simples com aplicação limitada, mas num segundo olhar mais cuidadoso poderemos ver que o uso da bandeja se justifica por uma série de razões.

Em lanchonetes, além de ajudar na identificação da marca, serve em muitos casos como o único utensílio capaz de acomodar todos os produtos e os transportar com segurança até uma mesa. Além disso, ela serve para manter tudo junto em cima da mesa e facilitar o consumo.

Bom, mas vamos focar um pouco nos restaurantes self-service. Lá a bandeja é nitidamente um dos utensílios mais importantes. (apesar de parecer óbvio o que vou relatar, garanto que há informações novas que você talvez não saiba):

  •    Em primeiro lugar, com certeza, ela fará parte da ambientação do restaurante, visto que pode ser produzida em uma variedade bastante grande de cores e este é um fato a ser levado em conta.
  • Em segundo lugar é que ela se traduz automaticamente em conforto e ergonomia para os clientes, pois facilita muito o transporte do prato enquanto estes se servem dos alimentos disponíveis.
  • Em terceiro lugar é que a bandeja passa uma maior sensação de segurança, pois o cliente precisa utilizar as duas mãos para se locomover pelo salão segurando a bandeja com total segurança pelas suas alças de apoio reduzindo muito o risco de acidentes. Isto por si só já passa esta maior sensação de conforto e segurança.
  • Em quarto lugar, (e um dos meus pontos preferidos sobre o assunto que, na verdade, chega a ser quase uma curiosidade) é que restaurantes self-service que utilizam bandejas em conjunto com o prato para auto-atendimento apresentam um maior ticket médio relativo por cliente. É curioso, mas em nossas investigações descobrimos que o fato de o cliente ficar em uma fila segurando diretamente o prato, o faz consumir menos. Aparentemente, após alguns instantes, o fato de estar segurando o prato faz o cliente avaliar o peso de maneira imprecisa e sentir que o prato está ficando pesado produzindo um efeito psicológico de “corte de consumo”. Logo, neste ponto, a bandeja pode ajudá-lo a aumentar um pouco o consumo e aumentar seu ticket médio, visto que seus clientes irão consumir um pouco mais.
  • Em quarto lugar e meio –> ainda relacionado ao item acima (consumo médio) a bandeja pode ajudá-lo a aumentar seu ticket médio sobre itens como sobremesa (entre outros). Isto é uma verdade inegável. Em nossos estudos e avaliações descobrimos que restaurantes self-service que usam bandejas e que também oferecem sobremesa em buffet self-service, possuem um ticket médio de consumo de sobremesas muito maior do que aqueles que não usam bandejas. Isto se deve ao fato de que muitos (e muitos) clientes ao passar pela área de sobremesa com a bandeja, já fazem a seleção do que querem naquele momento, pois não querem ter que levantar da mesa depois, pegar um prato, se servir e passar pela balança novamente. Mais uma vez a bandeja pode ajudá-lo a aumentar seu ticket médio.
  • Em quinto lugar é que a bandeja ajuda manter a mesa limpa e permite que o próprio cliente entregue a bandeja com todos os utensílio em uma área de despejo e coleta. Isto reduz o tempo e energia gasta pelos seus colaboradores na limpeza da mesa.
  • Por último, dependendo do caso, a bandeja pode ajudar a reduzir no número de colaboradores, já que agiliza bastante o auto-atendimento. Se você, por exemplo, permitir que o cliente possa se servir de bebidas prontas como sucos, refrigerantes entre outros, antes do mesmo se dirigir à balança, estará ao mesmo tempo permitindo que o cliente tenha sua bebida pronta a sua disposição assim que chegar à mesa e reduzirá a necessidade de algum garçom ir lá apenas para “retirar o pedido da bebida”.

Há outros motivos secundários que justificariam também o uso da bandeja, mas vamos no conter nos listados acima para não tornar o texto ainda maior. Mas, é certo que se você ainda não está utilizando bandeja no seu restaurante pode estar perdendo a oportunidade de aumentar seu ticket médio e reduzir custos.

Fonte: http://semaza.com.br/so/2KxmSun0?cid=d8e6a2d4-302d-4fbc-b309-c10d26653f91#/main

Sobre o Autor: Acimaq

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