Restaurantes utilizam a tecnologia para vender mais

12 de abril de 2013 Off Por Acimaq

Os cardápios de papel e plástico estão perdendo espaço para os tablets nos restaurantes e não é possível citar apenas um motivo para esta migração, pois são inúmeros os benefícios trazidos por esta nova ferramenta de vendas.

Para entender um pouco mais sobre esta nova tecnologia a GR conversou com Bruno Pontes, diretor da E-Menup, empresa inovadora no seguimento de cardápio digital.

O cardápio digital chegou para ocupar seu lugar definitivo em restaurantes e bares. Atender a um público cada vez mais exigente não é tarefa fácil, garçons bem treinados são essenciais para qualquer restaurante, mas um aliado nas vendas pode agregar e muito nas vendas. No cardápio digital o cliente pode navegar de forma simples e intuitiva como se estivesse folheando um cardápio convencional, portanto pessoas que não possuem a menor afinidade com a tecnologia não se sentirão intimidados em utilizar a ferramenta.

Além da fácil utilização o cardápio digital auxilia o cliente na escolha dos produtos, pois fotos e até vídeos mostrando como os pratos são preparados podem ser vistos. A redução de custos também é um fator importante, pois qualquer modificação no cardápio digital como pratos, preços e produtos é feita de forma simples, sem a necessidade de imprimir dezenas de novos cardápios.

Um fator relevante desta ferramenta é o auxílio direto ao garçom, pois além de apresentar os pratos e mostrar como são preparados o cliente pode optar por fazer o pedido com o garçom, caso deseje um contato mais caloroso, mas também pode solicitar seu pedido diretamente pelo próprio cardápio digital. Ao escolher o produto o cliente confirma seu pedido e em questão de segundos seus pedidos já foram encaminhados para a cozinha e copa. O cardápio conta ainda com personalização exclusiva, podendo-se inserir a logo do restaurante.

Outro diferencial do cardápio digital é a possibilidade de oferecê-lo em outros idiomas e com a chegada da copa um cardápio com outros idiomas pode auxiliar muito nas vendas.

E não para por aí. Um canal de comunicação entre o estabelecimento e os clientes pode proporcionar ainda mais interatividade com a realização de promoções pelo próprio cardápio digital. É possível fazer bolões e enquetes com os clientes e premiá-los por seus acertos.
Ex: Acerte o resultado do Jogo Brasil x Argentina e ganhe 1 CHOPP.

Para os aficionados por redes sociais como facebook é possível postar e, sua linha do tempo o prato que está comendo e em qual restaurante.
A opinião dos clientes sobre os produtos do cardápio é muito importante. Uma forma prática de obter esta resposta do cliente é encontrada no cardápio digital, onde o cliente pode classificar com estrelas os pratos degustados.

Questionado sobre o investimento necessário, Bruno Pontes (E-Menup) esclarece que a flexibilização é outro diferencial, pois o restaurante pode optar por adquirir os produtos novos ou através de leasing. É possível conseguir até mesmo uma redução no investimento dos cardápios digitais, disponibilizando um espaço publicitário para o comércio local anunciar.

É importante avaliar também empresas que oferecem todo o suporte, desde a implantação, assistência técnica e treinamento. Para se prevenir contra roubos o cliente já encontra no mercado empresas como a Porto Seguro que fazem o seguro dos equipamentos.

zp8497586rq