Desperdício de alimentos: faça a sua parte e evite.

29 de janeiro de 2014 Off Por Acimaq

Prato Consciente mostra como uma atitude simples pode ajudar a reduzir a quantidade de comida que vai para o lixo.

O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado em 16 de outubro de 2013. Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no ano passado o tema central foram os “Sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e a nutrição”. Para alertar sobre o tamanho do desperdício no mundo, a FAO apresentou relatório que apontou que cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Esse número representa aproximadamente um terço da comida produzida mundialmente para o consumo humano.As consequências não refletem apenas
em perdas econômicas, que atingem o montante de 750 bilhões dólares por ano, mas também tem impactos significativos nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar.

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos. No entanto, produz 25,7% a mais do que é necessário para alimentar toda a população do país. Todos os anos, 7 milhões de toneladas de frutas e quase 6 milhões de toneladas de hortaliças produzidas se perdem no caminho entre o campo e o consumidor final.Os dados são do setor de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e refletem um problema de escala planetária.

Pensando nessas questões, todos os anos a Ecobenefícios realiza no Dia Mundial da Alimentação alguma campanha que faz referência ao assunto. Em 2012, a empresa decidiu que o foco seria o “desperdício de alimentos”, por ser um assunto bastante crítico no mundo e, nesse caso, não foi uma data para comemorar e sim refletir, uma vez que o relatório apresentado pela ONU, sobre os dados da fome no mundo, mostra que uma em cada oito pessoas no planeta não tem alimento suficiente. A partir dessa reflexão foi criado o “Prato Consciente”, que teve duas peças principais: o Prato Consciente e o vídeo.

Em 2013 , a campanha foi realizada novamente em um refeitório de uma empresa, cliente da Ecobenefícios, localizada na Bahia. Os resultados, de acordo com Amanda Magalhães Vieira, analista de marketing da Ecobenefícios, foram surpreendentes. Enquanto, aproximadamente 121 quilos de alimentos são jogados fora todos os dias no estabelecimento, durante a campanha o desperdício caiu para 58 quilos. “Ainda é bastante, mas reduziu mais da metade nesse dia. Isso mostrou que realmente as pessoas servem mais do que necessitam”, ressalta.

Graças à iniciativa, a Ecobenefícios já recebeu dois prêmios: Prêmio Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda 2013 (ESPM) e Prêmio Colunistas 2013.

Agora, o objetivo é transformar o Prato Consciente em uma marca, uma vez que virou um objeto de desejo de muitas pessoas, transformando-o em um símbolo contra o desperdício de alimentos. Para assistir ao vídeo, basta acessar o canal da Ecobenefícios no Youtube (www.youtube.com/Ecobeneficios) e buscar pelo vídeo “Dia Mundial da Alimentação – Ecobenefícios”.

Fonte : Revista Meu Negócio Minha Vida n°6 *Leia a matéria na íntegra na revista