Como montar uma Cafeteria.

14 de janeiro de 2015 Off Por Acimaq

Localização Para Montar A Cafeteria

Este será o fator mais importante de seu sucesso ao montar a cafeteria ou a falta dele. Você pode ter o melhor café do mundo, mas se os clientes potenciais não podem encontrá-lo, ou o seu acesso não é fácil ou conveniente, suas chances de sucesso ao montar uma cafeteria serão muito reduzidas.

O primeiro passo para se montar uma cafeteria é entender do produto que vai oferecer, neste caso o café. Será necessário estudar um pouco sobre o assunto e ficar por dentro da combinação dos aromas e sabores, como preparar e utilizar os grãos.

Após se inteirar de todo processo de produção é chegada a hora de fazer um bom plano de negóciospara verificar a viabilidade em montar a cafeteria.

O ideal e que este tipo de empreendimento, cafeteria, esteja localizado em local de grande movimento.

Os locais com a melhor probabilidade de sucesso para montar uma cafeteria são:

  • Próximo à universidades;
  • Grandes centros comerciais;
  • Prédios de escritórios;
  • Próximo a residenciais com boa concentração de pessoas por metro quadrado; avenidas movimentadas;
  • Áreas de tráfego pesado de turistas;
  • Aeroportos e grandes centros médicos;
  • Shoppings;

Não se esqueça de verificar na prefeitura se no local pretendido é permitido montar uma cafeteria.

O Layout Ao Montar A Cafeteria

Além de um design atrativo, a sua estação de café também deve ser projetada para velocidade e eficiência do serviço, para que seus clientes não tenham uma longa espera.

Montar uma cafeteria lenta, desleixada e com serviço demorado, pode reduzir o número de bebidas que você irá vender em um determinado período de tempo, refletindo diretamente em suas receitas. Ela também irá irritar os seus clientes, o que também afetará a sua receita e consequentemente lucro.

Marketing

O cardápio deverá ser simples e fazer sentido para os novos clientes, caso contrário, o cliente vai acabar pedindo o item mais conhecido, “café comum”, e você não será capaz de desenvolver uma base de clientes que apreciam vários tipos de bebidas de café. Pense sobre a diferença de preço entre uma xícara de café comum e capuccino. Essa diferença é quase puro lucro. Assim, você vai ganhar mais dinheiro e ficar em uma posição mais forte contra a concorrência.

Como Escolher O Público-Alvo Ao Montar Uma Cafeteria

Quando você montar uma cafeteria perceberá que pessoas de diferentes idades, estilos e sexo irão frequentar o seu estabelecimento, mas claro, você terá um público-alvo, aquele que irá lhe render mais, que é mais frequente e, consequentemente, você deve ter preparado toda a sua estrutura, marketing e atendimento para estas pessoas em especial.

O grande problema é que, normalmente, apenas descobrimos o público alvo depois do negócio já estar em funcionamento, o que torna tudo muito mais difícil. Por isso, fazer um plano de negócio e um estudo de mercado se torna fundamental.

Para sua sorte, como acordei de bom humor, vou lhe ensinar rapidamente algumas técnicas de como descobrir este seu público antes de começar o seu investimento e poupá-lo de muita dor de cabeça.

  1. Leve em consideração quem transita próximo ao local que pretende montar a cafeteria.
  2. Seus cafés são de “luxo”? O custo é alto? Se a resposta for sim, seu público alvo compreenderá a idade entre 28 anos para cima. Normalmente os jovens não tem como característica a “apreciação” de sabores diferentes e caros.
  3. Supondo que seu foco principal seja os jovens, terá cafés mais baratos e seu objetivo principal é criar um ponto de encontro entre a “gurizada”, bom, então é óbvio que seu público-alvo é jovem.

Aparência Ao Montar A Cafeteria De Acordo Com O Público-Alvo

Você deseja que sua cafeteria seja a mais buscada em toda a região ou estou enganado? Você precisa focar nos detalhes, tudo precisa estar impecável.

Se o seu objetivo no ponto anterior ficou com o público-jovem, as cores mais alegres e vivas precisam ser utilizadas, tanto na parte externa quanto interna. O uniforme dos funcionários devem ser mais chamativos e os cafés ter algo diferente e que chame atenção.

Uma música “quase ambiente” e de preferência moderna são indispensáveis. Não se esqueça da maquininha de cartão de crédito, muitos ganham “mesadas”, acredite, isso realmente acontece.

Agora, se você quer as pessoas de mais idade e que tenham dinheiro para gastar no seu estabelecimento, esqueça tudo que foi dito antes, salvo a maquininha de cartão de crédito (rsrs).

Quando lidamos com o público mais velho precisamos tomar uma série de cuidados, principalmente quanto à harmonia das cores internas do ambiente.

Preze ao montar uma cafeteria por cores neutras, luzes mais “fracas” e um estilo mais “rústico”. O atendimento para esse público é fundamental, então, evite demorar muito para servi-los.

A música ambiente, caso deseje colocar, precisa ser bem baixa, e quando digo bem baixa é para quase não escutar. Quando pessoas mais velhas vão a algum lugar, estão interessadas em conversar, descansar, relaxar, e não ficar ainda mais tenso!

Tenha Um Cardápio De Dar Inveja Ao Montar Uma Cafeteria

Não basta ter um cardápio com cafés comuns, aqueles que se encontra em todas as cafeterias, ou pior, aqueles que podemos fazer em casa!

Você precisa ter algo diferente, digo e repito centenas de vezes! Isso fará do seu negócio um sucesso ou um fracasso.

Tenha um cardápio com a maior quantidade de cafés, crie novos sabores e importe de outros “países”. Enfim, faça o que precisar fazer para que o cliente olhe seu cardápio e diga para si mesmo:

Uooooou, não sei nem qual escolher, quero experimentar este, esse e aquele!

Dica de ouro: Jamais, e quando digo jamais é de NUNCA mesmo, deixe faltar os ingredientes para um café, não existe nada mais desagradável do que ter um café no cardápio e não possuir os ingredientes para fazê-lo quando é solicitado.

Ofereça Café Para Viagem

Com certeza você já viu em filmes que as cafeterias e lanchonetes oferecem cafés para viagem (levar), e, deve ter percebido também, que isso faz o maior sucesso e todo mundo compra.

Se faz sucesso lá, porque não fazer aqui no Brasil? Simples, porque normalmente as pessoas que abrem um negócio são meio “burras” – Brincadeira, não me agrida.

Quanto Investir Para Montar Uma Cafeteria?

O quanto investir vai variar, porque você pode tanto montar uma super cafeteria quanto um negócio mais modesto. Uma cafeteria mediana pode exigir um investimento inicial de R$ 11 mil reais a R$ 40 mil reais, dependendo muito do que você escolher utilizar, tecnologia de equipamentos, tamanho do local, entre outros fatores.

Maquinário:

  • Moedor de café;
  • Estufa fria;
  • Estufa quente;
  • Balcão refrigerado;
  • Micro-ondas e bancos, ou mesas com cadeiras;
  • A máquina de café expresso também pode ser alugada.

Pessoal Necessário Para Montar Uma Cafeteria

Depende também da estrutura e demanda. Mas para um local mediano, uns 3 funcionários,  mais o dono, porque certamente o negocio devera oferecer salgados, bolo, sucos.

Montar uma cafeteria não difere muito de outros negócios quanto a legalização, assim, sugerimos que consulte um bom contador ou veja nosso artigo de como registrar uma empresa passo a passo, para ajuda-lo a entender este processo de como montar empresa.

E finalmente, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do consumidor.

A dica para o sucesso, além de toda a analise preliminar do potencial ao montar a cafeteria e oferecer um café de excelente  qualidade, é investir em um ambiente agradável!

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/montar-cafeteria/