Como montar um restaurante.

4 de fevereiro de 2015 Off Por Acimaq

Devido a correria da vida cotidiana um empreendimento que está cada vez ganhando mais espaço no mercado reside em montar um restaurante. Seja a comida vendida pelo chamado Self Service, serviço no qual cada cliente escolhe a quantidade que colocará no prato ou pelas conhecidas “quentinhas”, quantidade estabelecidas de alimento.

Quem trabalha distante de casa dificilmente tem a oportunidade de ir até sua residência e saborear uma refeição caseira. Isso devido não apenas a distância, mas principalmente ao trânsito das grandes cidades, consequentemente o tempo, e ao custo que este deslocamento provocaria.

Como Formar O Planejamento Para Montar Um Restaurante

Similar a qualquer investimento montar um restaurante exige muito esforço e dedicação, no entanto diferente de outros empreendimentos este requer mais afeição ainda, isso pode ser percebido através da questão do quinto ano de funcionamento e de outros fatores que serão aqui salientados. São eles:

#Boa escolha do local no qual se irá montar o restaurante.

Você já reparou que perto de um restaurante sempre tem outro? Pois então, ambos estão atrás do mesmo público, por isso é necessário se estar atento para o fluxo de pessoas no local no qual se pretende montar um restaurante. É preciso estar atento para o fato de que ao se escolher o local, automaticamente se estará escolhendo o público alvo.

#Público Alvo

A comida servida aos idosos difere daquele apreciadas por adolescentes e isso precisa estar em pauta na hora da escolha no menu do restaurante.

#Prédio no qual se instalará o restaurante

Instalar um restaurante ao lado de uma escola de 3000 alunos implica escolher um imóvel no qual caibam, confortavelmente, pelo menos 50 pessoas. É lógico que não se encontrará um espaço economicamente viável de se adquirir a fim de comportar um número maior que 1000 pessoas, no entanto é preferível atentar para essa questão do tamanho do local a ter de ficar em situação desconfortável. Dentro deste aspecto de tamanho do imóvel também está inserida a questão de número de funcionários.

Caso sua experiência não seja suficiente para um empreendimento tal qual montar um restaurante,sempre se pode contar com empresas de consultoria. Buscar o auxílio de empresas desse seguimento é o aconselhável. Muitos, no falho pensamento de enfrentar o administrar um restaurante tal qual se monta um negócio menos arriscado, acabam apenas criando situações nas quais virão a perder dinheiro.

Além de levar em consideração o público que se pretende atingir e o imóvel no qual o restaurante será instalado, é preciso atentar para o tipo de restaurante no qual você estará fazendo seu investimento.

Tipos De Restaurantes

Self Service

Restaurantes deste tipo estão em pleno destaque e se revelam muito mais que uma tendência passageira. É um modelo de atendimento em constante aprimoramento; propocionador de praticidade e facilitador na escolha  de refeição feita pelos clientes, afinal este já têm noção de quanto irão gastar, tendo em vista que o peso por quilo é específico nos anúncios existentes dentro ou fora do estabelecimento.

Devido a facilidade na hora do colocar a comida no prato este tipo de restaurante é alvo, principalmente, por quem trabalha em lojas, pois o horário de almoço é bastante limitados, logo esses profissionais não podem perder tempo em filas  na hora de comer.

Além da alimentação este tipo de restaurante pode ter agregado em seus serviços algum tipo de benefício, fora a alimentação. Em São Paulo alguns estabelecimentos ofereciam um espaço no qual o cliente podia deitar por pelo menos 15min e assim descansar um pouco.

O ambiente também pode ser voltado não apenas para funcionários que busquem uma rápida refeição, mas também para as famílias destes, pois um bom serviço sempre servirá de referencial para estas pessoas trazerem seus parentes em um dia de folga ou aos finais de semana.

O Que Diferencia O Self Service

Este tipo de empreendimento encontra crescimento fácil nos centros comerciais e empresariais e as características que mais atraem os clientes são os chamados “pacotes promocionais”, quando se busca esse tipo de restaurante não se está a procura de comidas rebuscadas e atendimento proporcionados por garçons (o que acabará encarecendo o serviço). O que se busca é: Comida de qualidade e quantidade. Oferecer um pacote no qual esteja incluída a bebida é um diferencial.

Terá então um self service bastante movimentado quem oferecer o cardápio mais sortido, a ambientação confortável, mas sem exageros, afinal o cliente sabe quando está pagando mais caro “apenas” porque está em uma cadeira acolchoada. A forma como o cardápio é apresentado também acaba atraindo o cliente, há algum tempo no Rio de Janeiro uma hamburgueria estava vendendo seus produtos com nomes de atrizes famosas. Outra coisa a se levar em consideração quando se for montar um restaurante é o fato de ter televisões espalhadas pelo ambiente. O uso do Wi-fi tem sido um grande atrativo em determinados restaurantes.

Tradicional ou à La Carte

É aquele restaurante no qual o cliente chega e espera à mesa o atendimento, mesa esta para o qual ele fez reserva ou não. Neste atendimento é o garçom o responsável por servir o cliente.

Para montar este tipo de restaurante é necessário um pouco mais de sofisticação do que a empregada em um restaurante self service. Aqui não mais apenas a comida será o diferencial, a originalidade deverá acompanhar o administrador em todo momento, desde a maneira como os funcionários se vestirão às cores dos pratos.

Logo é preciso que haja um trabalho muito mais efetivo com a questão da apresentação dos funcionários para com os frequentadores. Um dos maiores fatores de insucesso nesses estabelecimentos é justamente o atendimento. Quando mais sofisticado maior o grau de exigência. O serviço de atendimento faz parte do prato pelo o qual se está pagando.

Restaurante étnico

Um investimento, considerado arriscado, quanto a montar um restaurante é o de servir comidas típicas de um determinado país. O local para instalação do restaurante precisa ser bem mais estudado do que a dos outros tipos até então citados.

Dentre as comidas mais consumidas, de outros países, pelos brasileiros, se destacam: a francesa, a italiana e a japonesa. As demais nacionalidades, isso em se tratando de comida, também encontram seu espaço, no entanto com mais dificuldade (pesquisa).

Marketing será a palavra chave para esse tipo de empreendimento deslanchar.

Restaurantes E Suas Franquias

Montar um restaurante a partir de uma franquia pode ser bastante vantajoso, afinal quando se entra em um contrato deste tipo automaticamente já está se entrando no mercado com um nome respeitado. O treinamento do pessoal é outro ponto positivo na hora de ser adquirir uma franquia. Outras vantagens são:

# Arquitetura Do Local.

Ela já vem definida. Nos restaurantes que trabalham em forma de franquia o mais interessante é que entrando em um que fique no sul do país se tenha a mesma sensação de estar entrando em um que fica na região norte.

# Marketing

As campanhas de marketing são compartilhadas para cada franqueado.

Ao se optar por uma franquia na hora de montar um restaurante é preciso estar atendo para a necessidade do capital a ser empregado na aquisição da marca.

Passos A Serem Seguidos Em Qualquer Tipo De Restaurante.

Perímetro

Estar atento ao público alvo e aos empreendimentos com foco similar ao seu ajudará na hora de montar um restaurante.

Recursos Humanos

Assim como a comida deve ser adequado ao público o serviço de atendimento também precisa estar antenado com a forma com a qual irá interagir com os clientes. Não apenas quem irá lidar diretamente com o público, mas também quem irá trabalhar na cozinha e demais setores.

Fornecimento

Logo de início é normal encontrar problemas com o fornecimento do material, por isso é recomendável uma pesquisa minuciosa em busca dos melhores fornecedores, prazo e qualidade são fundamentais. Neste ponto é preciso analisar também a qualidade de contato, alguns fornecedores disponibilizam inúmeros contatos e quando o cliente busca nenhum deles funciona. É bom ter na agenda fornecedores que não precisem obrigatoriamente de grandes prazos para entregar determinada encomenda, afinal nunca se saber com o queijo pode acabar.

Estrutura

A seleção de equipamentos é um passo importantíssimo na hora de montar um restaurante. É preciso levar em considerável que a apreciação do restaurante é tão importante quando o bom sabor do alimento que ali é vendido. Os clientes não querem ficar em um local onde as cadeiras quebrem facilmente ou que não se tenha lenços.

O gasto com fogão, geladeira, liquidificador e demais produtos deve ser posto na ponta do lápis e ser bem empregado.

Higiene É Imprescindível

Não é difícil ver nos noticiarias restaurantes sendo fechados decido péssimas condições de higiene na cozinha. Afinal todo estabelecimento licenciado pode receber a visita de fiscais da ANVISA.

A higiene deve ser levada em consideração desde o armazenamento dos alimentos até a forma como eles serão servidos.

Como se pode observar, para montar um restaurante é preciso investir além de dinheiro muita dedicação e investir muito tempo em planejamento prévio.

Fonte: http://www.novonegocio.com.br