Cuidados na hora de adquirir um ar-condicionado para a praia.

Cuidados na hora de adquirir um ar-condicionado para a praia.

7 de fevereiro de 2015 Off Por Acimaq

Não é porque você está na praia que não será preciso um aparelho de ar condicionado. O fato de poder respirar um ar mais fresco na orla e ter a companhia do mar infelizmente não acontecem dentro da casa de praia, onde é necessário um aparelho para manter a temperatura adequada em meio ao calor intenso do verão.

Qual aparelho é melhor?
Sendo assim, os aparelhos mais aconselháveis para instalar na praia são os modelos Janela e Split, tendo o benefício de uma instalação mais simples e barata, além do menor custo do próprio ar-condicionado. O Split ainda abre uma vantagem maior sobre o Janela, pois tem menor custo no consumo de energia e menor ruído, possuindo também o filtro mais eficiente e gerando melhor qualidade do ar.

Independente do modelo escolhido, o aparelho deve ser instalado em um local alto, pois como será usado no verão, o ar frio tende a descer. Assim, o ambiente será climatizado uniformemente e mais rápido. Outra constatação importante é que, com o forte do calor, os equipamentos tendem a trabalhar mais, portanto é aconselhável priorizar aparelhos com selo procel A, já que trazem economia na conta de energia.

Opção para imóveis de aluguel
Para quem não tem propriedade na praia e vai alugar um imóvel sem climatização, o aparelho portátil é uma ótima alternativa, pois pode ser levado da cidade para a viagem e usado em vários ambientes, sem necessidade de instalação. Porém é necessário fazer uma adaptação, colocando o ar-condicionado portátil em uma peça compatível com a capacidade.

Maresia
Para manter um ar-condicionado funcionando corretamente dentro da residência, algumas práticas são essenciais: assim como o cuidado redobrado para manter os equipamentos eletrônicos conservados devido à maresia, com os aparelhos de ar condicionado não é diferente. Para que as ferrugens não apareçam cedo, é preciso buscar materiais específicos antes de fazer a instalação, como a utilização de tubos de alumínio, por exemplo, pois é mais resistente em ambientes salinos em relação ao cobre.

“Desde o aparelho até os suportes e parafusos devem ser de um material que não oxide. Ou então é preciso uma pintura protetora para retardar o efeito da maresia”, recomenda Ricardo Vaz, diretor técnico da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV). Vale ressaltar também os equipamentos específicos para o litoral, como a serpentina fabricada com material apropriado.

Outra solução são os protetores externos, que além de melhorar esteticamente as instalações, aumentam a vida útil dos aparelhos e impedem o avanço da corrosão.

Manutenção
Também é importante fazer a manutenção constante do aparelho, já que muitas vezes ele é usado apenas durante o período de verão. Para isso, deve-se limpar o filtro a cada 30 dias, retirando ele do aparelho e passando água corrente, e a troca do filtro dos sistemas de grande porte deve ocorrer a cada 90 dias. Depois de 3 ou 4 anos, é possível fazer uma limpeza interna, que é melhor quando o ar é retirado, limpo em oficinas e instalado de novo.

A prática dessas ações irá prolongar a vida útil do ar-condicionado e evitar os efeitos da corrosão.

Fonte: http://www.webarcondicionado.com.br/cuidados-na-hora-de-adquirir-um-ar-condicionado-para-a-praia