Como montar uma Tapiocaria.

23 de fevereiro de 2015 Off Por Acimaq

A tapioca é um dos produtos mais simples de se fazer e que tem uma taxa de venda muito boa, principalmente porque se trata de um produto típico do Brasil, mas que não se encontra em todas as localidades.

Assim como em qualquer outro negócio, o que você deverá buscar nesse inicio é um local para trabalhar. Se já tiver um bom dinheiro reservado para investir nesse novo empreendimento, saiba que vale a pena alugar um ponto comercial próprio em um lugar onde circula uma grande quantidade de pessoas, principalmente a noite, ou quem sabe até aproveitar um espaço na sua própria casa para começar trabalhar.

Naturalmente nesse inicio você deverá fazer algo que vai lhe ajudar a definir se esse será o negócio ideal ou não. Trata-se da pesquisa de mercado, pois através dela você passará a saber se as pessoas da cidade tem interesse em comprar tapioca, se ainda não existem grandes concorrentes trabalhando com esse mesmo produto e as possibilidades de lucro que terá ao trabalhar em um negócio desse tipo.

vender tapioca

Equipamentos para montar uma tapiocaria

Por se tratar de um negócio simples e de baixo investimento inicial, também não será preciso investir em muitos equipamentos de trabalho. O que você precisará, realmente, é das ferramentas básicas de trabalho e dos acessórios para colocar suas tapiocas feitas, então veja a seguir alguns exemplos de equipamentos necessários:

• Uma panela apropriada para fazer tapioca (de preferência que se ja de ferro)
  • Um fogão pequeno
  • Uma peneirinha
  • Pratos para colocar tapiocas
  • Mesas e cadeiras para os clientes
  • Embalagens para tapiocas

Esses são apenas alguns dos equipamentos mais comuns que precisará comprar antes de montar uma tapiocaria. De qualquer forma trata-se de acessórios necessários para trabalhar com seus próprios produtos e fazer um orçamento geral desses produtos é algo de suma importância nesse inicio de negócio.

Investimento para montar uma tapiocaria

O seu principal investimento para montar uma tapiocaria vai ficar por conta da organização do local de trabalho, da compra dos equipamentos básicos para começar trabalhar e da matéria prima para fazer tapiocas. Então falando de um modo geral, para abrir as portas da sua nova tapiocaria, você vai precisar investir algo entre R$ 10 e R$ 15 Mil Reais para ter tudo funcionando de forma eficiente.

Lógico que todo esse investimento pode ser variável e vai depender muito da estrutura da sua empresa, da quantidade de coisas que irá necessitar durante o trabalho e do investimento após a abertura da tapiocaria, que poderá ser referente a contratação de funcionários e a divulgação do novo negócio.

como montar uma tapiocaria

Como montar uma barraca de tapioca?

Quem não quer investir em algo fixo, mas mesmo assim quer montar uma tapiocaria, poderá utilizar as barracas desmontáveis para trabalhar em um local onde tenha um grande fluxo de pessoas. Com uma barraca apropriada você poderá montar todos os dias e utilizar as mesmas ferramentas de trabalho no local para fazer tapiocas.

Analisando essa oportunidade de negócio, eu percebi que aqui mesmo na minha cidade existe uma mulher que trabalha com uma barraca desse tipo. Ela aproveitou um local muito bom para se trabalhar, que é a praça principal da cidade, e todas as noites está lá vendendo suas tapiocas feitas na hora. Com isso ela conseguiu iniciar um pequeno negócio próprio sem precisar investir na montagem de uma empresa fixa.

Vender tapioca da dinheiro?

Sempre quando apresento algumas ideias de negócios simples como montar uma tapiocaria, por exemplo, algumas pessoas ficam um pouco receosas e com medo do negócio não lhe dar nenhum lucro, mas afinal, será que vender tapioca da dinheiro mesmo?

Um quilo de farinha de tapioca (a matéria prima) custa aproximadamente R$ 5 Reais. Com essa quantidade de farinha apropriada dá para fazer algo em torno de 20 tapiocas, sendo que cada tapioca é vendida por no minimo R$ 3 Reais. Então supondo que você venda pelo menos 20 tapiocas por dia, estará lucrando R$ 55 Reais todos os dias e aproximadamente R$ 1650,00 Reais por mês.

Então isso significa que montar uma tapiocaria da dinheiro e mesmo se tratando de um produto simples como esse é possível ganhar uma boa grana todos os meses. Veja também que eu fiz o calculo aqui com apenas 20 produtos vendidos por dia, mas é possível vender muito mais que isso.

Como vender mais tapioca?

Quando você conseguir montar uma tapiocaria e começar seu trabalho pra valer, vai querer vender muito e conquistar uma clientela fiel, então é preciso buscar estratégias próprias para aumentar as vendas de tapiocas. Algo que deverá fazer inicialmente é diversificar seus produtos com coberturas diferentes, vender refrescos ou refrigerantes, fazer sempre uma desconto em um determinado dia da semana ou algo do gênero.

Investir na divulgação local da sua própria tapiocaria também pode surtir bons resultados. Portanto, essas são algumas dicas interessantes para levar em consideração nesse momento e espero que tenha gostado das informações sobre como montar uma tapiocaria. Até os próximos artigos e sucesso no seu novo empreendimento.

Fonte: http://www.montarumnegocio.com/como-montar-uma-tapiocaria/