Confira os principais erros e acertos na gestão de restaurantes
Um triste índice revelou o cenário dos restaurantes no Brasil: três em cada 100 sobrevivem por uma década. É o que constatou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).
Para que o negócio engrene, algumas dicas devem ser seguidas e a Acimaq preparou uma reunião do que fazer e o que não fazer na hora de pensar em gerir o seu estabelecimento.
O que fazer antes de montar seu restaurante
- Escolha um ponto comercial que leve em consideração o tipo de serviço que você vai oferecer, se é self-service ou a la carte. Muitos empreendedores cometem o erro de achar, por exemplo, que basta a rua ser movimentada para garantir muitos fregueses. Outros acham que o melhor é ficar longe de um concorrente mais forte. A estratégia a ser utilizada depende de vários fatores que precisam ser analisados. Pesquise ou busque a ajuda de um profissional especializado;
- Faça um plano de negócios detalhando o seu negócio em diversos setores, como financeiro, marketing, mão de obra, entre outros. Nesse plano você vai descobrir o valor aproximado para abrir o negocio ou se ajustar a verba que você dispõe;
- Ofereça um produto de qualidade, com bons ingredientes, tenha serviços eficientes, mantenha-se competitivo;
- Faça gestão de custos. Às vezes, empresários não conseguem ver o lucro em suas vendas e aumentam preços. Em contrapartida, os clientes fogem. Um olhar detalhado na operação revela falhas, como desperdícios. Saber disso ajuda a otimizar os custos;
- Padronizar é importante. Não deixe seu cliente se decepcionar, principalmente depois de uma experiência positiva. Perda de padrão gera perda de clientes e recuperar um cliente insatisfeito é difícil. Uma boa dica é ter fichas técnicas para produção dos pratos, para ter o mesmo tamanho e qualidade das porções;
- Qualquer empresa precisa de bons colaboradores. Equipe treinada e motivada pode ser a peça mais valiosa. O garçom precisa saber vender e a cozinha tem que cozinhar nos padrões de produção. Deve haver harmonia entre os setores e um garçom deve ver, por exemplo, que foram cobrados itens que não foram consumidos;
- O cliente é a estrela. Com o resto em harmonia, trate-o bem, com educação e gentileza.
O que NÃO fazer depois do restaurante montado
- Tratar mal os funcionários
- Não deixar que os clientes darem um feedback
- Ignorar a reclamação dos clientes
- Dizer aos clientes que eles estão errados
- Ignorar as redes sociais
- Discutir com clientes online
- Não passar instruções claras aos funcionários
- Manter funcionários que são “peso morto”
- Ser inflexível em relação às regras
- Ignorar problemas
- Deixar que um cliente saia infeliz do seu restaurante
- Evitar dar feedback positivo aos funcionários
- Não colocar as necessidades dos clientes em primeiro lugar
Fontes: MB Soluções Empresariais e InFood.