Qual ar condicionado comprar?

Qual ar condicionado comprar?

21 de setembro de 2011 Off Por Acimaq

Ar Condicionado é um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas.

Para poder tomar a melhor decisão em qual aparelho comprar, é muito importante conhecer os modelos e as tecnologias existentes no mercado para comprar um ar condicionado que reúna três pontos fundamentais:

– Design inovador e moderno;

– Tecnologia avançada em economia de energia (Dê preferência a aparelhos que possuem o selo Procel de economia de energia);

– Baixo nível de ruído (mais silencioso possível).

Basta seguir os 5 passos a seguir e saberá das principais dicas e informações para adquirir o ar condicionado ideal para seu ambiente.

 

>>>1º passo: Definir o tipo do ar condicionado.

Atualmente existem basicamente 5 tipos de ar condicionado encontrados no mercado:

 

1.    Janela ou Parede

São os mais utilizados e também com menor preço. Devem ser instalados embutidos diretamente na parede através de um orifício que permita a captação do ar externo do ambiente proporcionando uma renovação contínua do ar. Podem ter controle remoto para operação, ou manuais, onde é necessário ir até o aparelho para alterar a temperatura.

 

2.    Split

Cada vez mais acessível no mercado, esse tipo de aparelho é formado por duas partes: A unidade condensadora ou externa, onde fica localizado o compressor do aparelho; E a unidade evaporadora ou interna, onde é expelido o ar frio (ou quente, dependendo do modelo).

As unidades são ligadas por uma instalação de tubo de cobre e uma das suas maiores vantagens é o baixo nível de ruído, já que a unidade condensadora fica externa ao ambiente climatizado.

Todos os modelos possuem controle remoto para operação.

Os splits podem ser usados nas residências ou para fins comerciais, e exigem a contratação de um técnico credenciado para realizar a instalação.

 

3.    Multi-Variáveis

Diferente dos modelos multi tradicionais, este produto faz parte de uma nova geração de condicionadores de ar projetados para serem instalados sob quaisquer circunstâncias, combinando unidade de parede com unidade de teto e com evaporador Tipo Duto.

Com o uso de uma condensadora, pode-se instalar um sistema integrado de ar-condicionado em diversos ambientes de uma residência ou escritório. Com diferentes tipos de unidade interna, utilizando controles remotos individuais ou ainda um controle de monitoramento central.

Consulte-nos para orçamento.

 

4.    Portátil

São práticos pois podem ser utilizados em qualquer ambiente onde se faz necessário a climatização. Possui custo zero de instalação pois basta plugá-lo na tomada para iniciar seu funcionamento.

 

5.   

generic propecia uk
Sistemas Centrais ou Grande Porte

São recomendados para a climatização de muitos ambientes simultaneamente, largamente utilizados em shopping centers, hospitais, grandes prédios e entre outros estabelecimentos de maior tamanho.

A Acimaq também possui esse tipo de serviço disponível. Saiba mais sobre nosso Departamento de Engenharia no site http://www.acimaq.com.br/c/projetos

 

>>>2º passo: Calcular a capacidade necessária para seu ambiente

Definido o tipo de ar condicionado a ser utilizado, é necessário realizar o cálculo da carga térmica, ou seja, a quantidade de Btus necessários para manter o ambiente climatizado

Curiosidade: Você sabe o que é BTU? Veja aqui.

Os principais fatores que devem ser levados em conta são:

–  Incidência do sol (radiação solar) e vidros no ambiente;

–  A altura do ambiente (recalque);

–  Quantidade de pessoas que freqüentam o ambiente;

–  Quantidade de lâmpadas, computadores ou máquinas.

A Acimaq disponibiliza gratuitamente no site um Simulador de Btu’s. Faça um teste e descubra qual a capacidade ideal para seu ambiente*.

Caso seja necessário a Acimaq também disponibiliza gratuitamente um profissional para fazer o dimensionamento da capacidade adequada do seu ar condicionado**.

*Dependendo das dimensões, quantidade de pessoas entre outros fatores é necessário a consulta a um técnico especializado em climatização para realizar o dimensionamento.

**Disponível somente para o estado do Espírito Santo.

 

 

>>>3º passo: Definir o modelo do aparelho

Para o ar condicionado de Janela ou Parede não há necessidade de instalação, somente verificar se o aparelho possui selo Procel de economia de energia e avaliar o nível de ruído. Existem aparelhos disponíveis em 110 e 220 Volts, e também manual ou com controle remoto.

A Acimaq tem diversos modelos para te atender:

Ar Condicionado Janela DUO BRANCO Manual 10.000 Btus QCA108BBB 110 Volts - Springer

Ar Condicionado Janela DUO BRANCO Manual 10.000 Btus QCA108BBB 110 Volts – Springer

 

Para o ar condicionado Split, os seguintes modelos são os mais comercializados:

1.    Hi Wall

Modelo mais comum usado no meio residencial e para pequenos comércios.

Ar Condicionado Split Garden Hi Wall 9.000 Btus GWC09MAD1 220 Volts - Gree

Ar Condicionado Split Garden Hi Wall 9.000 Btus GWC09MAD1 220 Volts – Gree

2.    Piso Teto

É um modelo que traz a possibilidade de ser instalado no piso, ou no teto e conta com um forte desempenho para refrigeração.

Ar Condicionado Split Piso Teto 24.000 Btus GST24-22LE 220 Volts - Gree

Ar Condicionado Split Piso Teto 24.000 Btus GST24-22LE 220 Volts – Gree

3.    Cassete

Esse modelo apresenta baixo consumo de energia e dispõe de função swing com distribuição uniforme do ar para dois, três ou quatro lados do ambiente por meio de defletores laterais. A sua instalação pode ser no teto ou no forro rebaixado.

Ar Condicionado Split Cassete 42.000 Btus GSK41-22LA 220 Volts 3 Fases - Gree

Ar Condicionado Split Cassete 42.000 Btus GSK41-22LA 220 Volts 3 Fases – Gree

4.    Bi Split

É similar a um Hi Wall, porém duas unidades evaporadoras ou internas são ligadas a somente uma unidade condensadora ou externa. Essa opção é usada quando não há grande disponibilidade de espaço para o condicionamento da unidade externa.

Ar Condicionado Bi Split 18000 Btus 2x9.000 220 Volts - Springer

Ar Condicionado Bi Split 18000 Btus 2×9.000 220 Volts – Springer

 

>>>4º passo: Fazer a instalação do aparelho

Para ar condicionados tipo Janela ou Parede, não é necessário contratação de técnico credenciado para realizar a instalação.

No caso de ar condicionado tipo Split, é essencial a contratação de um técnico credenciado da marca fabricante para a instalação do produto.  Só assim você mantém a garantia fornecida pela fabricante para seu aparelho. Instalações com técnicos não credenciados acarretam na perda da garantia do seu ar condicionado.

A fase ideal para solicitar a instalação é antes da finalização das obras do local, pois a passagem dos dutos geralmente envolve adequação alvenaria e parte elétrica.

#Dicas na instalação do seu split

–  A maioria das residências possui tomadas com 110 Volts, e o splits necessitam de no mínimo 220 ou até 380 Volts;

–  O técnico credenciado realizará a instalação do sistema de climatização, a mão de obra civil é de responsabilidade do cliente. Garanta um pedreiro de confiança para assessorar a instalação;

–  Não coloque a unidade condensadora ou externa em locais fechados, de difícil ventilação;

Não obstrua a passagem do ar nas saídas da unidade evaporadora ou interna com cortinas ou similares, o ar deve circular livremente.

A Acimaq possui assistência técnica autorizada para instalação. Conheça mais aqui.

 

>>>5º passo: Realizar manutenção preventiva regularmente

Ao efetivar a compra e instalação do ar condicionado, é comum o consumidor pensar que o processo termina por aí.

É necessário ter consciência que o ar condicionado precisa ser higienizado e revisado periodicamente por um técnico credenciado.

Saiba mais informações nesse outro post: http://10.1.9.143:8088/2011/08/12/a-importancia-da-higiene-do-seu-ar-condicionado/

 

 

Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe especializada pronta para atendê-los através do Chat Online (www.acimaq.com.br), email (contato@acimaq.com.br) ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (27) 3346-5120.