Climatização: saiba como limpar o filtro do seu ar condicionado em casa

Climatização: saiba como limpar o filtro do seu ar condicionado em casa

30 de janeiro de 2015 Off Por Acimaq

Definitivamente, após um longo período de chuvas, o sol e o calor vieram para ficar. Por conta disso, aumentam o número de pessoas utilizando aparelhos de climatização, sejam ar condicionados, umidificadores de ar ou até mesmo ventiladores. Mas, você já preparou esses produtos para uso? É mais que necessário limpá-los regularmente, uma vez que a quantidade de poeira podem se acumular nesses objetos, e com isso pode gerar problemas respiratórios para você e sua família.

Para se ter uma ideia, o ar frio proveniente do ar condicionado com o filtro sujo, paralisa os cílios que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica. As principais doenças são as Gripes, Resfriados, Rinites, Otites, Amigdalites, Sinusites e em casos mais graves, podem surgir até uma Pneumonia.

“Uma parte do aparelho puxa o ar do ambiente, fazendo-o passar por um filtro, esse filtro retém as impurezas contidas no ar. Depois a outra parte do aparelho libera o ar já limpo e refrigerado ao ambiente. É assim que funciona um ar condicionado”, explica o técnico de climatização, Willians Machado dos Santos da Interloja Projetos e Instalações, parceira da ACIMAQ para assistência técnica de climatização e engenharia.

Contudo, é importante que a limpeza de seu aparelho seja inserida em sua rotina. Caso o ambiente tenha bastante poeira, o ar condicionado deve ter o seu filtro limpo semanalmente, caso contrário, é recomendável que o procedimento seja repedido quinzenalmente. Mas, mesmo assim, é importante acionar à assistência técnica autorizada (cada produto vem com um manual listando as assistências técnicas de cada Estado) uma vez por ano para fazer em todo o sistema de climatização.

Por isso, fique atento aos aparelhos do seu trabalho, de casa e até mesmo do seu carro. Preparamos um passo a passo de como higienizar em casa o seu ar condicionado, seja ele de janela ou split, e não demora nem 10 minutos:

  •  1º passo: desligue o seu ar condicionado

I was searching reliable online shop for my delicate purchase and here it is! 🙂 Buy cialis online! There are a lot of legitimate mail-order pharmacies in this country.
  • 2º passo: abra o aparelho (cada aparelho) para retirar

    o filtro

  • 3º passo: retire o filtro do seu ar condicionado

  • 4º passo: lave-o com água corrente. Nesta etapa, você pode utilizar detergente neutro e esfregar a superfície com uma escovinha de cerdas macias, ou usar álcool. Mas, não se esqueça enxaguar com água corrente.

  • 5º passo: deixe o filtro secar um pouco. Pode usar um pano seco para tirar o excesso de água.

  • 6º passo: limpe com um pincel o excesso de poeira que ficou na área em que o filtro estava

  • 7º passo: encaixe o filtro novamente

  • 8º passo: feche o aparelho

  • 9º passo: agora você ligá-lo e aproveitar o ar geladinho do seu ar condicionado

Ainda não tem um ar condicionado?

Clique AQUI e conheça a linha completa de ar condicionado split e janela em até 6 vezes sem juros.

Já tem um ar condicionado e precisa de manutenção?

Agende uma visita técnica com a Interloja Projetos e Instalações, assistência técnica autorizada em climatização (27) 3375-8000 ou conheça melhor a empresa clicando AQUI.

Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe especializada pronta para atendê-los através do Chat Online (www.acimaq.com.br), email (contato@acimaq.com.br) ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (27) 3346-5120.

zp8497586rq